(35) 3421-6595

CONCURSO

Concurso de Ponte de Macarrão marca a 3ª Feconsulminas com criatividade e sucesso!

Os estudantes de Engenharia Civil, das seis Instituições de Ensino inscritas no Concurso de Ponte de Macarrão, mostraram sua força, trabalho em equipe e talento no dia 30 de junho, durante a 3ª Feconsulminas e transformaram o evento em um grande sucesso.

Inédita na região, a competição atraiu um grande público e deixou o auditório do evento lotado de visitantes. O concurso tinha como finalidade a interação entre os alunos das universidades, faculdades e institutos do Sul de Minas, por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas para a construção de uma ponte de macarrão criativa e com a melhor eficiência possível. Na primeira edição da disputa, as equipes foram formadas pelas Instituições de Ensino inscritas: UNA, UNIFEI, UNIFENAS, UNIS, FAEX e FEPI.


A equipe vencedora foi da FEPI, composta por Gabriel Pereira, Érik Piazza, Paulo Henrique, Flávio, Otávio, Leandro e orientados pelo professor Demarcos Werdini. A ponte criada por eles possuía o peso de 1,235 Kg, com carga final de 2,045 N, apresentando um fator de desempenho de 165,58.
Confeccionadas em filetes de macarrão número 8, de qualquer marca, e com colas do tipo epóxi ou cola quente em pistola, as pontes foram avaliadas de acordo com a sua estrutura, que deveriam apresentar as mesmas características de uma ponte convencional, com vigas e treliças. A comissão julgadora foi composta por três engenheiros civis, nomeados pela Feconsulminas, sob a coordenação do Engenheiro Lucas Lamy Fontes Borges, que divulgou o resultado no mesmo dia do evento.
O Concurso de Ponte de Macarrão foi uma oportunidade única para os estudantes participantes, que mostraram as suas habilidades, além muita criatividade, conhecimento e espírito de trabalho em equipe.


Clique aqui e confira as fotos do Concurso de Ponte de Macarrão.


 Apoio: